4ª Mostra São Paulo de Fotografia

Mostra São Paulo de Fotografia chega à sua quarta edição

Evento público de fotografia sobre a cidade de São Paulo, a “Mostra São Paulo de Fotografia” é realizado desde 2009.

Já participaram grandes nomes de nossa fotografia como Klaus Mitteldorf, Bob Wolfenson, Otto Stupakoff, Cia de Foto, entre outros.

Em parceria com o Instituto Moreira Salles, a 4ª Mostra São Paulo de Fotografia contará com uma exposição especial para comemorar o centenário de nascimento da fotógrafa suíça Hildegard Rosenthal, na DOC Galeria.

Hildegard Rosenthal chegou ao Brasil em 1937 fugindo do nazismo e foi uma das primeiras fotojornalistas de nossa imprensa. Testemunhou e documentou toda a década de 1940, que transformou a capital paulista em uma verdadeira metrópole. Hoje seu acervo é guardado pelo Instituo Moreira Salles e constitui um raro documento sobre uma cidade em constante transformação.

Documento fotográfico anual sobre a cidade, a Mostra é comemorativa ao aniversário de São Paulo, por isso a inauguração da quarta edição acontecerá no dia 25 de janeiro de 2013.

Um evento que impacta e envolve toda a cidade e seus moradores é uma exposição gratuita que ocupa com fotografia o bairro da Vila Madalena, documentando ano a ano as mudanças sociais, estéticas, culturais de São Paulo.

A 4ª Mostra São Paulo de Fotografia terá 30 exposições simultâneas em galerias,bares, restaurantes, cafés, lojas e intervenções em áreas externas; onde cerca de 50 fotógrafos participarão.

É um evento único no país, um importante registro de uma capital pulsante, que abriga gente de todos os cantos do Brasil e do mundo e se molda com os anseios e as necessidades da massa.

A terceira edição, em 2012, recebeu 200 mil pessoas segundo o jornal Folha de São Paulo. A expectativa para 2013 é de um aumento de 25% deste número, fazendo com que 250 mil pessoas visitem as 30 exposições espalhadas pela Vila Madalena.

Ações especiais na Mostra São Paulo de Fotografia

O formato da Mostra espalhada em 30 locais expositivos e o número de fotógrafos participantes, permite que diversas ações exclusivas para o perfil do patrocinador seja pensada.

Abaixo alguns exemplos.

 

Espaço Exclusivo

A 3ª Mostra São Paulo de Fotografia, em 2012, contou com o exclusivo “Espaço Canon” que, além de mostrar os produtos da patrocinadora, recebeu a exposição do “Primeiro Portfólio” do fotógrafo Otto Stupakoff.

O Espaço Canon recebeu a exposição “Primeiro Portfólio”, que trouxe trabalhos inéditos do pioneiro Otto Stupakoff, gentilmente cedido pelo Instituto Moreira Sales. Contou, também, com visitas guiadas com grandes nomes de nossa fotografia.

Bico Stupakoff, Armando Prado, e Juan Esteves realizam debate sobre a obra de Otto, no Espaço Canon.

 

Concurso Cultural

A terceira edição da Mostra contou com o concurso cultural #instasampa_jameson, no qual qualquer pessoa poderia enviar uma foto com o tema “São Paulo” através do Instagram.

Uma hashtag especial foi criada para a realização do concurso. Em 30 dias a hashtag #instasampa_jameson recebeu mais de cinco mil fotos, somente na cidade de São Paulo. Enquanto a Jameson, #jamesonirishwhiskey, tinha cerca de 2.500 fotos pelo mundo todo.

O júri formado por Armando Prado, Mônica Maia, Alexandre Belém e Fernando Costa Netto analisou as milhares de fotos e selecionou a vencedora.

O prêmio: uma viagem com acompanhante para NY.

 

Instalação Lambe-Lambe

Grandes fotógrafos são convidados a realizar exposições com fotografias no formato Lambe-Lambe: impressões com qualidade fotográfica em grandes dimensões coladas sobre paredes e protegidas por uma película de verniz.

São instaladas cerca de 50 fotos em grandes dimensões, no formato Lambe Lambe, e expostas em locais abertos da Vila Madalena.

 

Cidade Invertida em bairros de São Paulo

O Cidade Invertida promove atividades fotográficas educativas com pessoas comuns, a fim de tornar a fotografia uma forma de expressão cultural do público atendido.

Trabalha temas relacionados à produção e apreciação de imagens, a fim de que a fotografia se torne uma ferramenta propulsora de cultura nas comunidades atendidas.

Para o desenvolvimento de suas atividades conta com um trailer que opera como laboratório de revelação, imprimindo ao projeto um caráter itinerante.
O veículo foi reformado e adaptado para se tornar uma câmera obscura gigante e um laboratório fotográfico que pode ser levado a qualquer lugar.

Para a 4ª Mostra São Paulo de Fotografia, podem ser realizados quatro dias de atividades em quatro bairros diferentes da cidade (um bairro atendido a cada dia).
Além de um espaço expositivo na 4ª Mostra São Paulo de Fotografia, com exibição dos trabalhos produzidos.

Clipping

Matéria sobre a Mostra no Metrópolis da TV Cultura.

 

Edição especial do programa “Ação e Meio Ambiente” sobre a Mostra.

 

Clipping 3ª Mostra SP de Fotografia